⛪ Arquidiocese de Vitória anuncia transferências de padres e cria nova paróquia em Vila Velha
A Arquidiocese de Vitória anunciou oficialmente as transferências e nomeações de padres para as diversas áreas pastorais e paróquias do Espírito Santo para o ano de 2026. As mudanças foram comunicadas pelo arcebispo metropolitano, dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, que assumiu o comando da arquidiocese em fevereiro deste ano, sucedendo dom Dario Campos, que se tornou arcebispo emérito.
De acordo com a Arquidiocese, as transferências fazem parte do processo anual realizado pelas dioceses, após parecer do Conselho Presbiteral e diálogo com os presbíteros envolvidos. No entanto, o anúncio deste ano trouxe uma novidade importante para os fiéis de Vila Velha: a criação de uma nova paróquia no município.
📍 Nova paróquia em Santos Dumont, Vila Velha
A principal novidade anunciada foi a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santos Dumont, em Vila Velha. A nova paróquia foi desmembrada da Paróquia Santa Mãe de Deus, localizada no bairro Ibes, com o objetivo de ampliar e fortalecer o atendimento pastoral à comunidade local.

Segundo a Arquidiocese de Vitória, os párocos e administradores paroquiais nomeados deverão tomar posse entre o final de janeiro e o dia 15 de fevereiro de 2026, conforme as necessidades e a realidade de cada paróquia.
🗣️ Mensagem do arcebispo
Ao comentar as mudanças, dom Ângelo Mezzari destacou que as transferências refletem um dos pilares do ministério presbiteral: a obediência. “Ela contribui para a santificação pessoal e para o bem do povo de Deus”, afirmou o arcebispo, que também agradeceu a disponibilidade dos padres em acolher novas missões dentro da Igreja.
As datas das posses serão definidas em comum acordo entre os padres nomeados e a coordenação da Arquidiocese de Vitória, e deverão ser divulgadas oficialmente nos próximos meses.















Deixe um comentário