⁸Pai e filho foram presos no último dia 9 de dezembro, suspeitos de integrarem um esquema de receptação e desmanche de caminhões furtados no Espírito Santo. As prisões de Jorge Vieira de Oliveira Júnior, de 45 anos, e Matheus Luiz Venturini de Oliveira, de 26, aconteceram no bairro Araçás, em Vila Velha, durante investigações conduzidas pela Polícia Civil.
De acordo com a apuração, a dupla é investigada por envolvimento no furto de um caminhão pertencente à Prefeitura Municipal de Águia Branca, localizada na região Noroeste do Estado. O veículo teria sido levado para desmanche, com partes comercializadas ilegalmente.
Veja a coletiva do delegado detalhando todo o esquema
Segundo o titular da Delegacia Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, ao longo de 2024 uma força-tarefa policial conseguiu prender oito pessoas apontadas como responsáveis diretas pelos roubos de veículos no Espírito Santo. Apesar da redução nos índices desse tipo de crime, a polícia passou a concentrar esforços na identificação dos receptadores, considerados peças-chave para a continuidade das ações criminosas.
“A gente deu continuidade nas investigações e faltava a gente prender os receptadores. Em 14 de novembro de 2025, houve a subtração de um veículo automotor tipo caminhão no município de Águia Branca. Iniciamos as investigações, já que esse líder era conhecido por praticar a receptação desse tipo de veículo”, explicou o delegado.
Durante o avanço das investigações, o proprietário de um ferro-velho que recebeu peças do caminhão furtado foi preso em flagrante no mês de novembro. Segundo a Polícia Civil, ele firmou um acordo de colaboração e passou a contribuir com as apurações, fornecendo informações que ajudaram a chegar aos suspeitos presos em Vila Velha.
O caso segue sendo investigado para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de receptação e desmanche de veículos pesados no Estado. A Polícia Civil reforça que ações de combate a esse tipo de crime continuam sendo prioridade, especialmente para enfraquecer a cadeia que sustenta os furtos e roubos de veículos.















Deixe um comentário