Home Trânsito Vila Velha ganha Prêmio Nacional com sistema semafórico inteligente
Trânsito

Vila Velha ganha Prêmio Nacional com sistema semafórico inteligente

O resultado consagra Vila Velha por sua gestão inovadora de tráfego de veículos

Semáforo inteligente

O município Canela-verde é o grande vencedor do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal – edição 2025, no eixo temático “Infraestrutura”. O resultado, que consagra Vila Velha por sua gestão inovadora de tráfego de veículos, foi divulgado nessa quarta-feira (10). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 17 de dezembro, em Brasília.

O município concorreu com outras três cidades – Campo do Brito (SE), Garopaba (SC) e Sapucaia do Sul (RS) –  e conquistou o reconhecimento com o projeto “Sistema inovador de reporte de ocorrências semafóricas e participação cidadã na gestão do tráfego em Vila Velha”.

O projeto foi implementado no município em junho de 2024 pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha. Ele transforma o cidadão canela-verde em um agente ativo na manutenção do trânsito. A iniciativa consiste na instalação de QRCodes em aproximadamente 650 pontos de leitura, abrangendo mais de 150 cruzamentos semafóricos inteligentes em toda a cidade.

Ao escanear o código com o celular, o morador é direcionado ao Attlas, o sistema de controle semafórico inteligente da PMVV, quando pode relatar de forma rápida e eficiente as ocorrências,  a exemplo de semáforo piscando, apagado ou quebrado.

“Com os QRCodes, a comunicação entre a população e a prefeitura se tornou mais direta e eficiente. Também facilitou a comunicação e contribui para a redução dos transtornos no trânsito, uma vez que os reparos e ajustes necessários são feitos de forma mais ágil. O fato do nosso projeto receber o prêmio desta importância, mostra que a Prefeitura de Vila Velha está no caminho correto”, afirmou o Secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.

Em menos de um ano, o sistema demonstrou grande sucesso, superando o marco de 1600 interações por parte da população. Essa adesão popular e a eficiência na gestão de ocorrências foram importantes para o projeto ser selecionado entre os finalistas, após a avaliação técnica que considerou critérios como inovação, impacto social, eficiência, escalabilidade e sustentabilidade.

A apresentação final do projeto à banca julgadora, etapa que ocorreu no dia 2 de dezembro, de forma on-line, permitiu ao município demonstrar os resultados, diferenciais e as contribuições do sistema para o fortalecimento da gestão pública municipal no Brasil. Essa conquista sela o sucesso da iniciativa de Vila Velha e projeta o município como um modelo de inovação em infraestrutura para outras cidades do país e do exterior.

Fonte Site da Prefeitura, acesse Clicando Aqui

Escrito por
Redação

Olhar voltado para como esses acontecimentos refletem em Vila Velha.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Horários excepcionais na linha do Aquaviário para Natal e Ano-Novo

A linha 402 do Aquaviário, que faz o trajeto entre a Praça...

Esquiva Falcão sofre acidente grave de carro na Rodovia do Sol, em Vila Velha,

O boxeador capixaba Esquiva Falcão, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de...

Pedestre morre atropelado por ônibus do Transcol em Vila Velha

Um homem morreu após ser atropelado por um ônibus do Sistema Transcol,...

Acidente com ambulância é registrado na Avenida Francelina Setúbal, em Vila Velha

Um acidente envolvendo uma ambulância foi registrado na tarde desta segunda-feira (15)...